Como trazer a arte para dentro do processo educacional em pé de igualdade às disciplinas técnicas e de exatas em nossa sociedade capitalista de consumo?
Respostas
Resposta:
Fazendo com que a arte seja prática e não somente contemplativa.
Explicação:
Dentro de uma sociedade como a nossa que preza pela praticidade, pela técnica e pela competitividade, a arte no seu sentindo mais contemplativo, mais sensível e mais complexo cognitivamente fica como segundo plano. O professor, deve a priore, entender que arte é mais que produção artística, é mais que contemplação: é autoconhecimento, é produção de si mesmo, é individuação, é produção e expressão de coletividade, de sociedade e de si mesmo. O brincar pode ser considerado como arte dentro da visão de mundo das crianças, por exemplo. Por isso, criar um ambiente em que a criança possa ter o contato, que se permita a conhecer formas, modelos e perspectivas, assim como poder a seu bem prazer, criar, imaginar e inventar pode ser uma ferramenta para auxiliar o desenvolvimento e a aprendizagem.
Se lhe servir de exemplo mais prático, lhe sugiro a leitura de algo relacionado à Reggio Emilia, um dos muitos modelos de pratica pedagógica.