1)O acesso à internet no mundo é homogêneo? Explique detalhadamente e com números.
2)No Brasil, quais são as regiões que possuem os maiores índices de acesso à internet? 3)Por Que existe esse cenário?
4)O que é a Economia Informal?
5)O que provoca o surgimento da Economia Informal?
6)Em seu município, no Paraná, existe a Economia Informal? Se sim, comente.
Respostas
1-Nem todo mundo tem acesso a internet por mais que seja difícil alguém que não tenha.
Usuários de Internet no mundo / População mundial / Não usam a Internet / Usam a Internet / Usuários nos países em desenvolvimento / Usuários nos países desenvolvidos
2005 / 6.5 bilhões / 84% / 16% / 8% / 51%
2010 / 6.9 bilhões / 70% / 30% / 21% / 67%
2013 / 7.1 bilhões / 61% / 39% / 31% / 77%
2-O Sudeste se manteve como a região com o maior percentual da população com acesso à internet (48,1%). As regiões Norte (34,3%) e Nordeste (30,2%) apresentaram os menores percentuais de usuários, mas registraram os maiores aumentos nos contingentes de usuários (respectivamente, 213,9% e 171,2%).
3-A Economia informal envolve as atividades que estão à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem empregados registrados e sem contribuir com impostos ao governo.
4- O excesso de burocracia estatal; o elevado número de impostos cobrados pelos governos, em seus três níveis; a legislação trabalhista, que trata as micros e pequenas empresas de forma igual às médias e grandes; as restrições ao capital estrangeiro, que geram um maior índice de desempregados; e os monopólios estatais e as reservas de mercado, que causam desequilíbrios na livre concorrência e na lei da oferta e da procura, restringindo o mercado formal.
5-Sim, existe. Com todo o desemprego atual, podemos ver várias pessoas lutando por qualquer oportunidade de emprego. Logo, as firmas, os patrões veem uma oportunidade nisso, e acabam oferecendo empregos sem todos os direitos do trabalhador, como seguros, carteira assinada, sem pagar as parcelas do INSS, e por aí vai. E os trabalhadores acabam aceitando, pela grande falta de empregos.
:)