01. Indique a alternativa que contém apenas álcoois secundários:
a) butan-1-ol, propano-1-ol, 3-metil-pentan-3-ol.
b) butan-2-ol, 2-metil-pentan-3-ol, propano-1-ol.
c) propano-2-ol, ciclohexanol, metil-propan-2-ol.
d) 3-metil-butan-2-ol, ciclopentanol, etanol.
e) 3-metil-butan-2-ol, propan-2-ol, ciclobutanol
02. A adrenalina tem fórmula estrutural dada abaixo: Neste composto podemos identificar os seguintes grupos funcionais oxigenados , Adrenalina
a) Fenol e álcool.
b) Álcool e aldeído
c) Aldeído e fenol.
d) Enol e cetona.
03. O ácido pelargônico é encontrado em um vegetal do gênero Pelargonium. E seru nome provém da palavra grega pelargos, que significa “cegonha”, em uma associação com as cápsulas encontradas nesse vegetal, cuja forma se assemelha a uma cegonha. Esse ácido tem a seguinte fórmula representada na Figura 1. O nome oficial do ácido pelargônico pela IUPAC é:
a) nonaônico
b) nonanal.
c) nonaílico
d) nonanoíco
e) nonanoático
Respostas
Resposta: 1- E
2- A
3- D
01. Temos álcoois secundários somente na alternativa B.
02. A adrenalina possui a função fenol e álcool (Alternativa A).
03. O nome oficial é ácido nonanoico (Alternativa D).
Um álcool é todo molécula orgânica que possui uma hidroxila (-OH⁻) ligada a um carbono saturado. Ele pode ser classificado como primário, secundário ou terciário.
Um álcool secundário é aquele que tem uma hidroxila ligada a um carbono secundário, ou seja, aquele ligado somente a outros dois carbonos.
Dentre as opções, somente a alternativa E possui álcoois secundários: 3-metil-butan-2-ol, propan-2-ol e ciclobutanol onde todos as hidroxilas estão ligadas a carbonos ligados a outros dois carbonos somente.
A adrenalina é um hormônio neurotransmissor responsável por preparar o organismo para a realização de grandes feitos, ou seja, nos deixa em estado de alerta. Se analisarmos sua molécula veremos a presença das seguintes funções orgânicas:
- Fenol: caracterizada pela presença de hidroxilas ligadas ao anel aromático;
- Álcool: caracterizada pela presença de hidroxilas ligadas a cadeia aquila.
Há também a função amina, compostos orgânicos nitrogenados derivados do amoníaco resultantes da substituição parcial ou total dos hidrogênios da molécula por outros grupos carbônicos. Nesse caso, temos uma amina secundária.
O ácido pelargônico é uma molécula que possui a função ácido carboxílico e por isso tem em seu nome padronizado pela IUPAC o sufixo "-OICO" e começa como ÁCIDO.
Ao olharmos a estrutura do ácido pelargônico vemos que ele possui nove carbonos e por isso deve ter o prefixo "NONA-" que demostra a presença desse número de carbonos em sua estrutura.
Assim, o nome oficial segundo a IUPAC é "Acido Nonanoico".
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/28976923
Espero ter ajudado!