Respostas
Resposta:
O processo estratégico de inovação é muito mais que o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. Envolve a criação de novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial.
A importância da inovação, de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência num cenário cada vez mais competitivo e globalizado, entretanto poucas empresas exercem algum tipo de iniciativa para colocá-la em prática. Existem duas causas para que isto não ocorra com tanta freqüência: a visão ultrapassada sobre inovação e desconhecimento de ferramentas que ajudam colocá-la em prática.
Explicação:
Inovar significa correr riscos?
Gerenciar riscos não é reduzir perdas em desenvolvimentos de projetos que podem não dar certo. Se a empresa pretende assegurar 100% de certeza de sucesso para um novo empreendimento, é melhor não iniciá-lo. Parte do processo de inovar está associada a descobertas imprevistas que advêm do próprio processo de empreender. O fracasso é parte do processo de aprendizado, que uma vez superado, abrevia o caminho para o sucesso.
Qual seria o melhor caminho para aprimorar a atuação brasileira em inovação?
Uma inovação do tipo radical, que integrasse e pensasse ciência, tecnologia, inovação e educação em sua multidimensionalidade.