Ao dividir o continente Africano, os europeus consideravam as diferenças étnicas, linguísticas e religiosas dos povos locais? comente sua resposta
Respostas
Oi, tudo bom?
Não, os europeus criaram fronteiras artificiais na África, não levando em consideração as diferenças étnicas, linguísticas e religiosas dos povos locais, o que resultou em diversos conflitos ao longo da história africana, principalmente no período pós-colonial. Quando os países africanos conquistaram a sua independência, eles passaram a lidar com um novo problema: dentro do mesmo país, haviam povos inimigos, que passaram então a lutar pelo poder político desses novos países, o que resultou em milhões de mortes e até em genocídio (em Ruanda, por exemplo).
Entenda:
Os africanos são um povo só?
Apesar do senso comum quando as pessoas vão se referir a África como se fosse um único país, na verdade ela é um continente com 54 países que podem ser muito diferentes entre eles. Existem diversas etnias e línguas espalhadas pelo continente africano. Sendo assim, o africano não é um povo só, e sim muitos povos: angolanos, moçambicanos, nigerianos, sul-africanos, congoleses, marroquinos, etíopes, etc.
Os africanos falam o mesmo idioma?
Não, existem centenas de dialetos na África, além das línguas coloniais que geralmente são as oficiais nos países, com destaque para inglês, francês, árabe e português.
Os africanos tem a mesma religião?
Também não, a África é dividida entre religiões locais, cristianismo e islamismo, basicamente.
Estude mais em:
- 3 problemas correspondentes a Africa Subsaariana
https://brainly.com.br/tarefa/20101200
- A grande herança colonial do ponto de vista das economias africanas
https://brainly.com.br/tarefa/7108482
Bons estudos!