• Matéria: História
  • Autor: mitwshipperforever
  • Perguntado 7 anos atrás

1- Leia o texto a seguir e responda às questões logo abaixo.

“Desde o momento em que os Estados-Gerais estiveram reunidos, era bastante claro que o esclarecido programa de reformas e progresso com o qual, em princípio, todos os homens de boa vontade e educação concordavam, nobres e outros, não seria feito como uma reforma vinda de cima, pela monarquia – como eles todos aspiravam – mas sim por um novo regime. Foi feito por uma revolução, ou seja, uma revolução vinda de baixo, pois uma revolução vinda de cima, por mais desejável que seja na teoria, decididamente não era mais uma opção em 1789, se é que algum dia o fora. De fato, essa revolução jamais teria sido feita se não fosse a intervenção do povo comum.”

Eric Hobsbawm. Ecos da Marselhesa: dois séculos reveem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 40.

a) Qual é a visão do autor sobre a Revolução Francesa?



Sua resposta

b) Qual foi a importância da participação popular na Revolução Francesa?



Sua resposta

c) O autor considera o povo uma grande força capaz de mudar as estruturas. Você concorda? Como isso ocorre? Exemplifique.

Respostas

respondido por: VonClemente
1

Resposta:

a) Visão historiográfica pautada na ideologia marxista. Hobsbawm é, no mínimo, um ingênuo.

b) Questão extremamente relativa. Vale a pena ressaltar, por exemplo, que as turbas de Paris daquele período não podem ser colocadas como representantes absolutas do povo francês, haja vista que a maior parte dos franceses pertencia a pequenas províncias, muitas das quais se posicionaram contra os abusos cometidos na capital. A cidade de Vendée, constituída por camponeses, se rebelou contra a assembléia de Paris, após a instauração do nefasto período do Terror, do qual os jacobinos estavam no comando. Outras cidades camponesas, em especial Lyon, também entraram em insurreição, dando início a uma guerra cívil que resultou no GENOCÍDIO EM MASSA nessas localidades (fatos amplamente documentados e expostos no trabalho acadêmico conjunto organizado por Renaud Escande) entretanto... Robsbawm se refere ao genocídio em Lyon e Vendée como sendo algo "irrelevante", e as próprias vítimas como "simples fanáticos", enquanto louva, do outro lado, as turbas que em Paris esquartejavam pessoas publicamente!

c) Eu discordo. Pois a exemplo da revolução francesa, como o próprio Marx observaria mais tarde, só terminou por beneficiar a classe burguesa, enquanto as classes menos favorecidas continuaram a sofrer todos os tipos de privação. Concordando com certos pontos de vista de Platão... Penso que as grandes massas são facilmente manipuláveis.

explicação

como a pergunta dizia "sua resposta", e indicava um pensamento e convicção pessoal, eu exprimi o meu k

Perguntas similares