(ufc – adaptada) o processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. de acordo com o exposto, a seguir indique v para as afirmações verdadeiras ou f para as falsas. i. a maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos. ii. o avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais. iii. o estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais. iv. as transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. v. os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formar alianças para defender a autonomia política dos países membros. a alternativa com a sequência correta de indicações, de cima para baixo, é: selecione uma alternativa: a) f – v – f – f – f. b) v – v – f – f –v. c) f – v – f – v – v. d) f – v – v – f – f. e) v – v – v – v – v.
Respostas
Resposta:
Alternativa A - F, V, F, F, F
Explicação:
A primeira afirmativa é falsa, pois as sedes dos organismos financeiros internacionais, via de regra, se localizam nos países desenvolvidos.
A segunda afirmativa é verdadeira, pois as telecomunicações globais permitem o pleno funcionamento dos bancos, que são essenciais para a economia global.
A terceira afirmativa é falsa, pois busca-se fortalecer, em um mundo globalizado, o livre mercado e, portanto, a não-intervenção (em teoria) do Estado no mercado através de estatais.
A quarta afirmativa é falsa, pois as transformações se dão de modo diferente nos países desenvolvidos que nos subdesenvolvidos, geralmente sendo favorecidos os desenvolvidos e penalizados os subdesenvolvidos.
A quinta também é falsa, pois os blocos econômicos regionais, como o nome já diz, possuem muito mais um caráter de defesa dos interesses econômicos que dos interesses políticos.