1. (UESPI/2008) No século XIX, a sociedade burguesa conseguiu avançar, incentivando o capitalismo e a industrialização. No campo das ideias, o positivismo do francês Auguste Comte:
a) criticava as filosofias materialistas, defendendo o idealismo iluminista.
b) argumentava a favor de uma história evolutiva e progressista.
c) considerava a ciência e a religião como dons supremos do homem.
d) desprezava a evolução, vendo a história como repetição e tradição.
e) teve repercussões apenas no pensamento europeu do século XIX.
2. (UFPB/2010) O conceito de história é bastante complexo. Na verdade, não se pode falar em um conceito único, mas em conceitos de história, os quais, com suas aplicações, variam de acordo com as concepções de mundo e de sociedade adotadas pelo historiador.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
• A hi
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
argumentava a favor de uma história evolutiva e progressista.
O positivismo do francês Auguste Comte argumentava a favor de uma história evolutiva e progressista. Letra B.
O positivismo do filósofo francês e pai da sociologia Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, ou simplesmente, Auguste Comte 1798-1857, é uma corrente filosófica surgida no século XIX que defende a ordem e a ciência em prol do progresso social.
Os conceitos de altruísmo, cientificidade e indústria, também estariam inclusos para o estabelecimento do progresso e do bem-estar moral, intelectual e material da Humanidade, pois o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro, e a bondade humana necessária à vivência humana.
No Brasil o positivismo de Comte, foi fundamental para o desenvolvimento ideológico, político e social, assim como vemos na nossa bandeira nacional, que tem estampado o lema "Ordem e Progresso".
Aprenda mais sobre assuntos relacionados:
https://brainly.com.br/tarefa/25277599
Bons estudos!