Respostas
Resposta:
A folha de pagamento é o espelho das informações e atividades trabalhistas de cada funcionário. Ela é usada para demonstrar o salário bruto e líquido, além de ter função operacional, contábil e fiscal. Nela vem descrito tudo que o funcionário recebe e todos os descontos que são realizados.
Explicação:
Calcular a folha de pagamento realmente não é algo simples. Geralmente exige uma pessoa dedicada para isto ou é preciso contar com a ajuda externa de um contador e profissional de RH (Recursos Humanos). Porém, mesmo que efetivamente você não coloque a mão na massa, é preciso entender todo o processo para garantir que a empresa mantenha a saúde financeira e prospere.
Já que a folha de pagamento tem tudo a ver com gestão financeira, neste artigo você vai encontrar tudo sobre o assunto e ainda conferir algumas dicas exclusivas para te ajudar no controle.
A elaboração da folha de pagamento e a entrega do recibo de pagamento (ou holerite) de cada funcionário, são atividades obrigatórias para qualquer empresa e exigem conhecimentos bem específicos na área de RH. Por isso, é mais do que comum a empresa contar com uma contabilidade para ajudar neste sentido, com o cálculo correto dos valores, mantendo tudo dentro dos padrões da lei.
No entanto, cabe a empresa se preocupar com a organização das documentações e movimentações financeiras que acontecem entre empresa/funcionário/governo. A contabilidade ajuda a transformar toda essa relação de trabalho em fatos numéricos através de códigos, porcentagens e cálculos complexos que depois são traduzidos na folha de pagamento.