Leia o seguinte trecho de Moritz Schlick:
“As proposições fatuais são, pois, o fundamento de todo saber, mesmo que elas precisem ser abandonadas no momento de transição para afirmações gerais. Estas proposições estão no início da ciência. O conhecimento começa com a constatação dos fatos.” (p.46)SCHLICK, Moritz. O fundamento do conhecimento. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
Quais pontos da filosofia do Círculo de Viena podem ser percebidos no trecho acima?
1 ponto
a) Proposições fatuais não têm necessariamente uma relação com a realidade. Os fatos podem existir apenas nos pensamentos e, por isso, não podem ser verificados.
b) O conhecimento parte de uma observação dos fatos. Aquilo que não pode ser verificado é considerado desprovido de sentido.
c) As proposições fatuais devem ser abandonadas quando se começa a fazer ciência. Aquilo que já é considerado um fato não precisa ser comprovado.
d) A ciência, por se preocupar em comprovar fatos, tornou-se obsoleta. Assim, é preciso banir a necessidade de se estabelecer uma relação entre teoria e realidade para que haja um progresso na ciência.
Respostas
A resposta é a letra B, pois o texto afirma que o conhecimento parte de proposições fatuais.
Resposta:
1- a) O conhecimento parte de uma observação dos fatos. Aquilo que não pode ser verificado é considerado desprovido de sentido.
2- b) O desenvolvimento de uma filosofia da ciência baseada em uma linguagem lógica e a partir de procedimentos lógicos com alto rigor científico.
Explicação: CLASSROOM
1- A resposta correta é a letra a) Schlick (juntamente com seus companheiros) tentou formular um critério de cientificidade que pudesse ou que tivesse uma correspondência com a Natureza. Por isso, o Círculo de Viena adotou uma forma de empirismo indutivista que se utiliza de instrumentos analíticos como a lógica e a matemática para auxiliar na formação dos enunciados científicos.
2- A resposta correta é a letra b) O Círculo de Viena visava estabelecer um novo fundamento para a ciência, dado o contexto de crise da ciência moderna do século XIX. Neste sentido, a filosofia da ciência devia estar baseada em uma linguagem lógica e a partir de procedimentos com alto rigor científico, como a verificabilidade.
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