Respostas
Resposta:
Apesar de iniciar o texto, a introdução não tem necessariamente de ser escrita primeiro. Depende de quem escreve.
Há pessoas que se sentem mais à vontade se começarem literalmente do início, e não conseguem desenvolver o texto com a sensação de que falta alguma coisa.
Outras, por sua vez, só conseguem avançar depois de terem desenvolvido o seu texto e terem noção dos rumos que ele tomou, ou seja, sabem exatamente o que foi abordado nele.
Quem gosta de começar pela introdução, precisa fazer a sua atualização ao longo do desenvolvimento do texto. Isso garante que nenhum ponto importante seja deixado de lado.
Você tem que dar aquilo que promete, por isso, uma boa dica é sempre que terminar de redigir uma parte, voltar à introdução para escrever o ponto tratado nela.
Não podemos mencionar algo que por algum motivo acabou não sendo desenvolvido ou, ainda, esquecer de mencionar algo tratado no texto. Desse modo, corremos o risco de o leitor perde o interesse em ler o restante conteúdo pelo fato de não ter encontrado justamente aquilo que achava que iria encontrar.
Explicação:
Exemplo de introdução de trabalho pronta
Selecionamos alguns trechos da introdução do trabalho de conclusão de curso (tcc), apresentado ao curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, de Tamires Oliveira Santos.
Com o tema Redes Sociais e o Vazio Existencial no Mundo Pós-Moderno, o texto apresentado cumpre com os requisitos que uma introdução deve cumprir:
1) Indica os temas abordados no trabalho de forma objetiva.
"É nesse contexto que o presente trabalho, tem o objetivo de refletir sobre o uso das redes sociais e o vazio existencial, conceito abordado pela Logoterapia e Análise Existencial. Visto que o vazio é um sentimento cada vez mais comum na sociedade contemporânea, o qual as pessoas tentam preencher a todo custo. Neste artigo também são explanadas características do mundo pós-moderno e suas principais consequências nas relações e no modo de existir do ser humano, que com a falta de segurança provocada pelas transformações do próprio sistema capitalista do consumo, contribui para que as pessoas estejam desnorteadas, com a falta de um referencial a seguir."