Segundo DeLucia et al. (2014, p. 127), metabolismo ou biotransformação significa “toda alteração na estrutura química que os fármacos sofrem no organismo, geralmente por processos enzimáticos”. DELUCIA, R. et al. Farmacologia Integrada: uso racional de medicamentos. 5. ed. Joinville: Clube de Autores, 2014. p. 127. O fígado é o órgão que possui mais tem enzimas capazes de realizar a metabolização dos fármacos e por isso é o principal responsável por essa etapa da farmacocinética. As moléculas de fármaco que passam por essa biotransformação são basicamente convertidas em produtos metabólicos. Assinale a alternativa que apresenta as características básicas desses metabólitos. Mais apolares e hidrossolúveis. Mais apolares e lipossolúveis. Menos polares e hidrossolúveis. Mais polares e hidrossolúveis. Menos polares e lipossolúveis.
Respostas
Os fármacos básicos possuem íons em sua estrutura, por isso eles são polares, geralmente são hidrossolúveis.
A alternativa correta é: "Mais polares e hidrossolúveis"
A maioria dos fármacos podem se diluídos no plasma sanguíneo, por isso boa parte deles apresentam uma forma intravenosa.
Substância apolares tendem a serem oleosas e hidrofóbicas, por isso elas são aplicadas, na maioria das vezes, na forma intramuscular, já que interage pouco com os líquidos.
Existem fármacos apolares e pouco hidrossolúveis, porém, são poucos.
Espero ter ajudado!
Resposta:
acabei de responder a resposta é Mais polares e hidrossoluveis
Explicação:
Quando o fármaco (grande maioria lipossolúvel) passa pelo metabolismo do fígado, o produto da biotransformação é um metabólito mais polar e hidrossolúvel.