Em tempos de pandemia como a que acomete a população mundial nesse início de ano de 2020, testemunhamos a elevação demasiada de preços de produtos como álcool em gel e máscaras e, em alguns casos, a indisponibilidade desses produtos para a compra. Como exemplo dessa situação, vemos a manchete a seguir: “Procon vai intensificar fiscalização aos preços de álcool em gel no ES. Além do álcool em gel, preço de máscaras e luvas aumentam com a pandemia do coronavírus”. Diante do exposto, redija um texto apresentando os conceitos de oferta e demanda e como esses conceitos ajudam a explicar, economicamente, a situação exemplificada na manchete da notícia anterior.
Respostas
A oferta é o quanto de determinado produto está sendo ofertado no mercado.
A demanda representa os anseios do mercado por determinado produto que está ou não sendo ofertado no mercado.
Quando a oferta aumenta, o preço tende a diminuir, já se a demanda aumenta, o preço tende a aumentar.
A situação exemplificada na manchete e explicada pelo aumento súbito de demanda sem o aumento igual de oferta, levando a um aumento de preço.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Oferta e demanda são duas forças que garantem o funcionamento de mercado, determinando preços e quantidade de produtos oferecidos. A oferta é a quantidade de produtos oferecidos, é o que as empresas ou um agente de mercado tem a oferecer. A demanda é a quantidade que os consumidores querem ou podem adquirir, ou seja, é a procura.
Explicação:
A quantidade de produtos oferecidos, a oferta, é determinada pelos produtores, por quem vai vender, no entanto ela obedece às necessidades de mercado, ao que o consumidor está precisando, nisso os preços do produto variam de acordo com a quantidade de insumos para o preparo do produto e com a quantidade produzida, se o mercado produziu pouco o preço tende a subir, se produziu muito tende a baixar. O consumidor é a outra ponta dessa mola, ele influencia para que o preço suba se a procura está alta ou para que abaixe o preço se a procura é pouca, é o consumidor quem estabelece a demanda.
A chamada lei da oferta e da demanda é uma teoria elaborada por Adam Smith ainda na economia clássica, é um conceito econômico que relaciona a determinação do preço de um produto com sua demanda e oferta no mercado. Muito comumente chamada também de oferta e procura, essa teoria diz que se houver mais produtos do que interessados em comprar os preços tendem a cair. Por outro lado se o produto está em falta por inexistência de insumos básicos ou alta procura os preços tendem a subir.
O que ocorreu nesta pandemia é que ao surgir de repente e tendo no mercado como principais equipamentos de proteção o álcool em gel e as máscaras o povo correu ao mercado para armazenar os produtos e com isso a demanda cresceu acima da oferta, jogando os preços para o alto. Nesse ponto a fiscalização é primordial para controlar esses preços, considerando que os produtos seriam poucos, o mercado jogou os preços acima do ideal, provocando uma ruptura nesse equilíbrio.
Como o mercado praticamente ficou estacionado, não havendo mais produção suficiente de uma série de outros produtos essenciais os preços subiram muito, gerando a alta inflação. Segundo Adam Smith em sua obra, A Riqueza das Nações, 1776, o governo deve deixar o mercado se equilibrar por si, mas sabemos atualmente que os preços abusivos devem ser fiscalizados.