1 -A Passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico-teorizante
marca o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga. Com base nessa
informação, mencione e descreva as causas que favoreceram esse processo:
Respostas
Resposta:
1- Foram 3 causas que favoreceram a passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico-teorizante a causa política, econômica e social cujo se caracterizam por:
Causa Política: A Democracia surge e substitui o despotismo, no qual o poder do governante era inquestionável. Na Ágora se discutiam assuntos diversos e os cidadãos tinham isonomia, ou seja, eram considerados iguais. Esse ambiente tornou-se propício para o surgimento do pensamento filosófico, pois havia a possibilidade dos questionamentos e da criticidade.
Causa econômica: Atenas tinha um forte comércio, um forte Intercâmbio com o mundo oriental. Eram momentos de partilhar e conhecer técnicas, tecnologias, ideias, pensamentos do mundo egípcio, do mundo persa e de tantos outros, nos quais ocorriam não apenas trocas de produtos, mas de culturas.
Causa social: A Grécia era uma região escravista e isso liberava o grego do trabalho braçal, o que fazia com que houvesse um tempo de ócio para eles, o chamado ócio criativo, que possibilitava o pensar sobre vários temas, a criticidade e a criação de novos conceitos. Até a consolidação do capitalismo, o trabalho não dignificava o homem