Automumificação
Origem: Japão.
a) quando surgiu?
b)quais são suas principais características?
c)qual é a importância da Automumificação para a cidade de Sokushinbutsu
Respostas
Resposta:
Olá,
a. A técnica foi realiza pela primeira vez por um sacerdote chamado Kuukai há mais de 1000 anos no complexo do templo do Monte Koya, em Wakayama.
b. Durante o ritual, que se iniciava com 1000 dias (cerca de 3 anos), os monges Shingon, entravam uma dieta especial sem líquidos, somente de nozes e sementes durante mil dias. Ao mesmo tempo, ele participava de sessões de atividades físicas rigorosas que tiravam a sua gordura corporal. Após esse processo, eles passavam para a segunda parte do ritual, passava a comer apenas cascas e raízes por mais mil dias e depois bebia um chá venenoso feito da seiva da árvore Urushi, por mais 1000 dias. Tudo isso causava vômitos e uma rápida perda de fluidos corporais e, o mais importante – o chá venenoso ajudaria o corpo a não ser comido pelos vermes, micróbios e bactérias, que causariam uma deterioração rápida do corpo após a morte. Era um envenenamento lento e debilitava o monge aos poucos. Por último, o monge se trancava em uma espécie de tumba de pedra, pouca coisa maior do que o seu corpo, onde ele ficava imóvel na posição de lótus. Sua única conexão com o mundo exterior era um tubo de bambu que servia para ventilar e um sino. Todos os dias, o monge que praticavam a auto-mumificação tocava o sino para avisar aqueles que estavam do lado de fora que ele ainda estava vivo. Caso o sino deixasse de tocar, significaria que o monge estava morto.
Após a morte do monge, vem a última parte do ritual. O tubo era removido e o túmulo era finalmente selado. Depois que o túmulo era fechado, os outros monges no templo esperariam mais 1000 dias para abri-lo novamente e ver se a mumificação tinha sido bem sucedida. Caso a mumificação do monge ocorresse com sucesso, ele era imediatamente considerado um "Buda vivo" e era colocado no templo para ser cultuado como uma divindade. Porém, eram poucas as vezes que a mumificação alcançava esse estágio de perfeição. Na maioria das vezes, o que era encontrado era apenas um corpo em estado de decomposição.
c. O governo japonês, no século XVIII, proibiu esse ritual por entender que se tratava de um ato suicida e hoje não é mais praticada por nenhuma seita budista. Até hoje são reverenciados por sua dedicação.
Espero ter ajudado! :)