As queimaduras são classificadas por extensão e profundidade. Qual é a classificação das lesões por profundidade? Explique cada uma delas. *
Respostas
Resposta:
Explicação:
1o grau (espessura superficial) são definidas pela lesão apenas da epiderme, ocasionando eritema, dor, calor edema local, sem a presença de vesículas ou bolhas e com clareamento cutâneo quando pressionado.]
2o grau (espessura superficial ou profunda), a lesão atinge até a derme e é possível notar eritema, edema, calor local, dor acentuada, bolhas com base rósea, aparência úmida e clareamento quando pressionadas. Quando profundas, há o acometimento de toda a derme, incluindo sua porção inferior, e justamente por essa maior abrangência podem cursar com bolhas de base branca, serem menos dolorosas e apresentar aspecto seco, já que pode haver destruição de terminações nervosas, glândulas sudoríparas e folículos pilosos.
Quando ocorre destruição do subcutâneo, até mesmo músculos e ossos, as queimaduras são classificadas como de 3o grau (espessura total). Estas se apresentam acinzentadas, brancacentas ou enegrecidas.
A ausência de dor é característica, já que ocorre lesão de todas as terminações nervosas que conduzem a sensação de dor. Nesse caso, é indicado realizar enxerto, pois não ocorrerá a epitelização da pele.