1) "O primeiro carnaval institucionalizado do Estado Novo teve como vencedora a Estácio de Sá (Escola de Samba) que, cumprindo as regras estabelecidas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), trouxe para as ruas um enredo de fundo histórico e nacional, repleto de referências aos heróis da monarquia brasileira. Entendido como mais uma exigência a ser cumprida para vencer a competição anual – como harmonia, adereços, bateria, etc. – aparecia o novo quesito do conhecimento histórico."
1-O trecho acima revela a influência do Estado Novo em uma das mais notáveis manifestações culturais brasileiras, o carnaval. Sobre a política cultural do Estado Novo, por que interessava aos governantes do Estado Novo inserir o conhecimento histórico como um dos quesitos de julgamento das escolas de samba?
Sua resposta
Respostas
Resposta:
O samba e o carnaval, como elementos da cultura popular urbana, passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo.
O samba e o carnaval são elementos da cultura popular que tiveram origens na cultura africana, ela refletia o que esse povo vivenciava, e esse é o povo brasileiro.
Quando o Estado Novo passou a exigir que fossem inseridos conhecimentos históricos sobre o período da colonização e monarquia, houve claramente uma forma de controle popular da historia.
Com esse controle o que se visava era moldar a identidade do brasileiro, retirando as figuras populares do povo, e inserindo figuras do povo branco europeu que colonizou o Brasil.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/19091451