Respostas
Resposta:
1- que pregava a salvação e dias melhores para quem o seguisse.
2-Os republicanos tinha a ameaça de que eles criassem uma cidade independente sem tarifas (impostos) e que teria uma imigração em massa para lá por causa dos pobres que ali não tinha leis ou impostos criando uma certa rivalidade e consequentemente causando a destruição da cidade de Canudos e a morte de Antônio Conselheiro.
3- o processo de instauração do regime republicano no Brasil teve como antecedentes : as várias crises institucionais que o reinado de Dom Pedro II sofreu ao longo das décadas de 1870 e 1880 e as manifestações ideológicas que permearam esse mesmo período.
4- Padres e coroneis faziam pressão para que o governador da Bahia acabasse com Canudos. Na imprensa, os intelectuais e jornalistas condenavam os habitantes da comunidade sob a acusação de quererem restabelecer o regime monárquico e chamando os sertanejos de bandos de "fanáticos" e "degenerados".
5- O messianismo é, em termos restritos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias [mashiah em hebraico, christós em grego], com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido.
6-La era uma comunidade independente do governo onde tudo era compartilhado entre seus moradores, nada tinha um dono só "oque é meu é seu e oque é seu é meu' essa comunidade atraio pessoas que fugiam dos coronéis da região, pessoas que não conseguiam se sustentar no sertão por causa da seca e também algum religiosos em busca de novas experiencias
7-A representação da população de Canudos pode revelar questões históricas do Brasil nessa época.
Durante o estudo das rebeliões que marcaram a República Velha, temos uma série de confrontos que estabeleceram os entraves e problemas para a consolidação do regime republicano no país. O primeiro desses levantes aconteceu no interior da Bahia, local onde um pregador religioso de nome Antônio Conselheiro reuniu um vasto grupo de seguidores que formaram uma comunidade autônoma na região do rio Vaza-Barris.
8- Causas da Guerra:
O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordava com o fato de os habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia, que havia sido substituída pela República em 1889.
9-Um Estado secular ou laico é um conceito do secularismo onde o poder do Estado é oficialmente imparcial em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião.
Espero ter ajudado :)
Explicação:
1- A história de Canudos começa por volta de 1893. Nesta época, no arraial de Canudos, no vale do rio Vaza-Barris, no interior da Bahia, reuniu-se um grupo de fieis seguidores do beato Antônio Conselheiro, que pregava a salvação e dias melhores para quem o seguisse.