Ajudeeemmmm pfvr
O primeiro carnaval institucionalizado do Estado Novo teve como vencedora a Estácio de Sá (Escola de Samba) que, cumprindo as regras estabelecidas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), trouxe para as ruas um enredo de fundo histórico e nacional, repleto de referências aos heróis da monarquia brasileira. Entendido como mais uma exigência a ser cumprida para vencer a competição anual – como harmonia, adereços, bateria, etc. – aparecia o novo quesito do conhecimento histórico."
CUNHA, Maria Clementina Pereira. Folcloristas e historiadores no Brasil: pontos para um debate. In: Projeto História, São Paulo, (16), fev. 1998, p. 176.
O trecho acima revela a influência do Estado Novo em uma das mais notáveis manifestações culturais brasileiras, o carnaval. Sobre a política cultural do Estado Novo, por que interessava aos governantes do Estado Novo inserir o conhecimento histórico como um dos quesitos de julgamento das escolas de samba?
1 ponto
2) Qual era o objetivo central do programa “A Hora do Brasil”, criado no governo de Getúlio Vargas?
Respostas
respondido por:
1
Acredito que o principal motivo de haver esse quesito: é por causa do nacionalismo exacerbado da Era Vargas, intensificado durante o Estado Novo. Para tanto, Getúlio, por meio de seu por domínio do DIP (oriundo da sua ditadura), divulgava esses valores históricos necessários para o carnaval, por exemplo.
respondido por:
2
Resposta:
2) Esse programa fazia propagandas do governo, apresentava as realizações e pronunciamentos do presidente.
Explicação:
Como foi criado por Getúlio Vargas, ele usou para conversar com o povo brasileiro, como o rádio, era o aparelho mais usado na época, e só era transmitido músicas clássicas, ópera, noticiários, etc, seria uma coisa novo para o povo. Era uma forma dele convencer os trabalhadores sobre seu governo. Ele tinha que ser transmitido em todas as rádios, ao mesmo tempo, para que todos o ouvissem.
Espero ter ajudado, tmjjj
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás