Respostas
Olá!
Ao estudar sobre Teoria Atômica, encontramos vários modelos, mas é importante ressaltar que um modelo não exclui o outro. Todos contribuíram para a visão que temos hoje, dessas partículas tão pequenas que constituem o universo.
De início, caso queira saber sobre a visão dos filósofos gregos em relação ao átomo, veja nesse link:
https://brainly.com.br/tarefa/26134083
- Modelo atômico de Dalton:
Lá pelo ano de 1807, Dalton deu um caráter científico para o átomo, baseando-se empiricamente nas "Leis Ponderais". Para Dalton, o átomo seria uma esfera maciça, positiva, homogênea e indestrutível que possuía carga totalmente neutra. Para ele o átomo era a menor partícula da matéria.
- Modelo atômico de Thomson:
Após estudos feitos com raios catódicos, concluiu que esses raios eram partículas menores que o átomo e possuíam carga negativa. O átomo seria então, um fluído positivo com elétrons incrustados. Essa descoberta indicou que o átomo era sim divisível, contrariando o modelo proposto por Dalton.
- Modelo atômico de Rutherford:
O modelo de Rutherford considerou o átomo com um núcleo muito pequeno e denso e grandes espaços vazios chamada de eletrosfera. Imagine o estádio do Maracanã com uma formiga no marco central do campo, este é núcleo, e a eletrosfera seria toda a arquibancada. Interessante, não?
- Modelo atômico de Bohr:
Niels Bohr introduziu a justificativa para o comportamento do elétron. Com base em seus estudos, ele postulou que os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas bem definidas e, ao girarem não irradiam energia. A energia só é emitida ou absorvida por um elétron quando ele muda de um estado de energia permitido para outro.
Os modelos depois de Bohr, mecânica clássica e teoria quântica, clique nesse link:
https://brainly.com.br/tarefa/26289747
Aprenda mais em:
1. Dalton x Thomson:
https://brainly.com.br/tarefa/25986876
2. Modelo de Rutherford ao modelo atual:
https://brainly.com.br/tarefa/26362483