2) Vamos retroceder no tempo: “A década de 30 (1931-1940)... foi a década do rádio... Possuir um rádio era estar em contato com o mundo. O próprio governo de Getúlio Vargas criou, com objetivos políticos, o programa A Hora do Brasil...”
Através da radiodifusão, Getúlio Vargas pretendia aproximar-se cada vez mais das massas populares. Com o rádio, era possível estar perto do povo, sem mesmo ter contato físico com ele. Ciente disso, em 1939, Vargas cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Levando em consideração seus conhecimentos sobre o período, explique a importância do DIP na consolidação da Ditadura de Vargas (1937-45).
Respostas
Resposta: O DIP foi importante na consolidação da Ditadura de Vargas, porque serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.
Tinha como objetivo: centralizar e coordenar a propaganda nacional, interna e externa; organizar os serviços de turismo, interno e externo; colaborar com a imprensa estrangeira para evitar a divulgação de informações que fossem prejudiciais ao país; promover, organizar e patrocinar manifestações cívicas e festas populares; organizar e dirigir o programa de radiodifusão oficial do governo brasileiro.
Com isso, o Governo de Getúlio Vargas tinha controle total sobre a população.
A fim de consolidar a ditadura varguista, foi criado o DIP, responsável por enaltecer os atos do governo, buscando sempre exaltar a figura do presidente e, de alguma maneira, aproximá-lo das camadas populares. O DIP controlava os meios de comunicação de massa, além de realizar censura e promover eventos culturais que valorizassem a figura de Vargas, identificando-o como legítimo representante dos interesses nacionais.