1)Como ocorre o transporte atraves da membrana?
2)Quais são as caracateristicas do transporte passivo(difusão simples e difusão facilitada)?
3)O que é Osmose e como funciona esse processo?
4)O que acontece com uma célula animal colocada em meio hipotônico,hipertônico e isotônico?
Respostas
Resposta:
1) Um dos principais papéis da membrana plasmática é controlar a entrada e a saída de substãncias na célula. Apesar de biológicos, os processos de transporte pela membrana seguem as mesmas leis físicas e químicas do transporte de substâncias em qualquer meio. Continuamente substâncias entram e saem da célula por dois meios: Transporte passivo (difusão simples e facilitada) e Transporte Ativo.
2) O transporte passivo é um processo de difusão: a substância passa de onde está mais concentrada para onde está menos concentrada, o que significa dizer que o transporte passivo sempre se dá a favor do gradiante (diferença) de concentração. Há tendência de as concentrações interna e externa se igualarem. O transporte passivo se divide em dois tipos:
Difusão simples:
Ocorre com substâncias que atravessam facilmente a bicamada lipídica. Portanto, estas têm que ser apolares, como solventes orgânicos (etanol, acetona), gases respiratórios (O2, CO2) ou polares, desde que pequenas e sem carga, como a água. Não há participaça2o de proteínas da membrana nem gasto de energia pela célula.
Difusão facilitada:
Depende de um transportador, pois a substância tem dificuldade de atravessar a camada de fosfolipídios, sendo necessária uma proteína de membrana, pela qual a substância pode passar e entrar ou sair da célula, de acordo com o gradiente de concentração.
É importante perceber que as proteínas transportadoras são específicas (uma proteína transportadora de Na+, por exemplo, não transporta Cl- ) reguláveis (podem se abrir ou se fechar, dependendo do momento fisiológico)
3) A Osmose é a difusão de água. Portanto é possível estudar a osmose segundo os mesmos princípios da difusão. Ao colocarmos duas soluções de diferentes concentrações em contato através de uma membrana pela qual só passa água, observa-se a água passar da solução menos concentrada para a mais concentrada ( ou seja, da solução em que há mais água para a que possui menos água ) A solução mais concentrada será gradualmente diluída e a outra será concentrada, até que as concentrações se igualem.
4) Se colocarmos uma célula animal em um ambiente isotônico, a água flui na mesma proporção para dentro e para fora da célula. Nessa situação, observamos que o volume da célula não se altera.
Quando uma célula animal é colocada em uma solução hipotônica, observa-se um aumento da entrada de água na célula por osmose. Nesse caso, a água aumenta o volume da célula rapidamente fazendo com que ocorra seu rompimento (lise).
Caso uma célula animal seja colocada em um ambiente hipertônico, observamos que a célula perde água para o ambiente por osmose. Nesse caso, verificamos que a célula murcha e pode morrer.
Percebemos, portanto, que uma célula sem parede celular sobrevive bem em ambientes isotônicos, porém o mesmo não acontece quando submetida a condições hipertônicas ou hipotônicas.