Respostas
Resposta:
Ossificação Endocondral. Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos. Ocorre na membrana conjuntiva de revestimento e tem início pela diferenciação de células osteoprogenitoras (células indiferenciadas) em grupos de osteoblastos.
O processo de ossificação pode ocorrer de dois tipos:
• Ossificação Intramembranosa;
• Ossificação Endocondral.
Ossificação Intramembranosa
Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos. Ocorre na membrana conjuntiva de revestimento e tem início pela diferenciação de células osteoprogenitoras (células indiferenciadas) em grupos de osteoblastos.
Os osteblastos sintetizam a matriz óssea que logo se calcifica, os aprisionando, sendo chamados agora de osteócitos, formando assim lâminas ósseas irregulares que gradativamente crescem e se fundem.
Na face interna dos ossos cranianos, tem-se a atividade de osteoclastos, que reabsorvem a matriz óssea, permitindo o crescimento do cérebro. Ao mesmo tempo, na face externa, os osteoblastos produzem matriz óssea calcificada, mantendo a espessura do osso.
A ossificação incompleta, nos pontos de sutura da caixa craniana, formam as “moleiras,” fontalenas.
Ossificação Endocondral
A ossificação endocondral é responsável pela formação dos ossos curtos e longos. Ocorre sobre uma peça de cartilagem hialina, se assemelhando ao osso que será formado, porém menor. Este processo é dividido em duas etapas:
• Primeiro: Ocorrem algumas modificações na cartilagem hialina, como a hipertrofia dos condrócitos, redução e mineralização da matriz cartilaginosa e a morte dos condrócitos, deixando cavidades na matriz.
• Segundo: As cavidades deixadas pelos condrócitos são invadidas por capilares sanguíneos e por células osteoprogenitoras (células indiferenciadas) provenientes do conjuntivo. As células osteoprogenitoras se diferenciam em osteblastos e começam a produzir matriz óssea sobre os restos de cartilagem calcificada.
Com a produção de matriz óssea, os osteoblastos acabam se “aprisionando”, originando as lacunas e os canalículos, sendo agora chamado de osteócitos. Juntamente com a produção da matriz óssea, ocorre a invasão do osso pelos osteoclastos que pelo processo de reabsorção óssea cria um canal interno, formando o canal medular.