• Matéria: História
  • Autor: julianiimiabreu
  • Perguntado 6 anos atrás

Conforme os reis iam impondo sua autoridade em toda a extensão de seus reinos, foram surgindo pensadores empenhados em justificar o absolutismo monárquico. Entre eles, podemos citar Jacques Bossuet, um bispo que trabalhou como orientador do rei francês Luís XIV.



(adaptado de: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 7º Ano. São Paulo: FTD, 2006. p. 219.)



Assinale a alternativa abaixo que explica a teoria elaborada por Bossuet, para justificar o poder absoluto dos reis.

Escolha uma:
a. Somente os reis podem decidir sobre a salvação das almas, por isso devem controlar a vida de todos os seus súditos.
b. Os reis são representantes do povo e por isso têm o direito de impor o seu poder sobre todos.
c. O papa era o único representante de Deus na Terra. Sendo assim, nenhum rei poderia contestar uma decisão da Igreja, mas poderia governar seus súditos com toda autoridade.
d. Foram os reis que, com seu exército, conseguiram evitar a destruição da humanidade e manter a paz e a segurança entre todos, sendo assim, eles têm o direito de exercer o poder absoluto.
e. Os reis eram representantes de Deus na Terra, isto é, seu poder era de origem divina e, por isso, ilimitado. Todos devem obedecer aos reis, pois, caso contrário, estariam desobedecendo ao próprio Deus.

Respostas

respondido por: anabs0604
52

Resposta:

Alternativa C

Explicação:

Autor da política segundo a Sagrada Escritura mistura política e religião em suas teorias, defendia a teoria de que o poder real era de origem divina. Segundo Bossuet o poder era dado por Deus ao monarca e este não deveria ser contestado. Quem ousasse ir contra o rei estaria se rebelando contra Deus.

respondido por: vanusinhamaciel
22

Resposta:

c

Explicação:

pesquisei pesquisei no Google

Perguntas similares