Respostas
Resposta:
A Declaração Francesa dos Diretos e do Cidadão de 26 de agosto de 1789 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 10 de dezembro de 1948, tem em comum principalmente:
No início da Declaração Francesa, “...a ignorância, a negligência ou o desprezo dos direitos humanos são as únicas causas das calamidades públicas e da corrupção dos governos”, razão por que “... resolveram expor numa declaração solene os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem”.
Na Declaração dos Direitos Humanos "Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo"
Os três primeiros dispositivos da Declaração Francesa e da Declaração dos Direitos Humanos, constituem o núcleo doutrinário. No primeiro artigo afirma-se que “Os homens nascem e são livres e iguais em direitos”; em seguida diz-se que a finalidade de toda a organização política “... é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.