Um terremoto de magnitude 7 atingiu o nordeste do Japão na manhã do dia 10 de julho de 2011, noite de sábado. 09 de julho no Brasil. Foi emitido um alerta de tsunami após o tremor, mas, de acordo com a agência de notícias Reuters, ondas de 10 metros atingiram a costa do país próximo das províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, segundo o instituto meteorológico do país. Inicialmente, foi divulgado que o tremor teve magnitude de 7,3. O forte tremor ocorreu por volta das 9h57 da manhã de domingo na costa nordeste do Japão, região mais afetada pelo terremoto do dia 11 de março [de 2011]. O epicentro do terremoto, de acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) foi no mar a 34 km de profundidade e a 250 km ao leste de Fukushima. O alerta de tsunami chegou a prever que ondas de meio metro de altura pudessem atingir a costa japonesa.
O texto refere-se a um abalo sísmico ocorrido no Japão em julho de 2011. Isso ocorreu porque o Japão se localiza sobre uma área geologicamente instável, na qual há o encontro e atrito entre placas tectônicas. No Brasil, é CORRETO afirmar que estes abalos sísmicos não ocorrem com a intensidade que se verifica no Japão porque o país localiza-se:
no limite da Placa Asiática e, por se tratar de uma área geologicamente estável, os abalos sísmicos, quando acontecem, são de baixa magnitude e insignificantes.
no interior da placa Sul-Americana e está localização faz com que impactos dos abalos sísmicos alcancem o território brasileiro com menor intensidade.
no interior da Placa Africana e quando os abalos sísmicos ocorrem no choque desta com outras placas, os impactos não alcançam o território brasileiro.
no limite da Placa Norte Americana e os impactos dos abalos sísmicos não atingem todo o território brasileiro em função da extensão territorial do país.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:no interior da placa Sul-Americana e está localização faz com que impactos dos abalos sísmicos alcancem o território brasileiro com menor intensidade.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás