Um motorista viaja da cidade Apara a cidade B em automóvel a 40 km/h. Certo momento, ele visualiza no retrovisor um caminhão se aproximando, com velocidade relativa ao dele de 10 km/h, sendo que a velocidade do caminhão em relação a um inercial parado é de 50 km/h. Nesse mesmo instante há uma bobina de aço rolando na pista e p motorista percebe estar se aproximando da peça com a mesma velocidade que o caminhão situado à sua traseira se aproxima de seu carro. Com base nessas informações, responda: a velocidade com relação referencial inercial parado e a direção da bobina é?
Respostas
Vcarro - Vbobina = 10 --- 40 - Vbobina = 10 --- Vbobina = 30 km/h
---- mesmo sentido
Resposta:
30km/h com sentido de A para B.
Explicação:
Ele diz que o caminhao se aproxima do carro, que possui velocidade de 40km/h, com uma velocidade relativa de 10km/h, logo se ele se aproxima, ele precisa ter uma velocidade maior que a do carro e se ele possui uma velocidade de 10km/h em relação ao carro, ele está se locomovendo com uma velocidade de 50km/h.
Em relação a bobina, ele diz que o carro, se aproxima da bobina com uma velocidade relativa semelhante a que o caminhão se aproxima dele, logo, seguindo mesmo raciocinio anterior, se o carro se aproxima da bobina ele precisa ter uma velocidade maior que a da bobina, se o carro possui velocidade de 40km/h e a velocidade com a qual ele se aproxima da bobina é igual a que o caminhão se aproxima do carro (10km/h), a velocidade da bobina é 30km/h e a direção é igual a do carro e do caminhão.
Espero ter ajudado.