1-)como Jon avalia sua proximidade com a natureza no primeiro quadrinho?explique sua resposta.
2-)Por que essa sensação desaparece no segundo quadrinho?
3-)Explique de que maneira fica claro para o leitor que o Jon atribui a Garfield a presença dos animais em sua sala
4-)Podemos afirmar que o gato parece constrangido por ser responsável pela presença dos outros animais na sala do Jon?justifique
5-)observe a posição e a expressão do coelho nos três quadrinhos.Que diferenças você percebe?como elas se relacionam com a sequência de Jon?explique
6-)que palavras Jon usa para se referir aos animais?
7-)o humor da tirinha reside no fato de Garfield e seu dono não estarem com os outros animais em meio á natureza,mas na sala do rapaz.que palavra relacione esse lugar a Jon?
8-)como Garfield poderia informar a Jon sobre a quebra janela sem se entregar?
9-)que palavra contida no balão de pensamento do gato na quebra da janela?
Respostas
1- Ele expressa uma sensação de satisfação e completude pela presença das borboletas que remetem ao ambiente livre da natureza, é nítida no quadrinho a expressão de satisfação no seu rosto, essa é acompanha pela interjeição “ah”.
A interjeição é uma classe de palavras, é usada para expressar um estado emotivo, ou seja, as interjeições expressam alegria, raiva, tristeza, alívio, reprovação, satisfação e etc. Elas se classificam em três tipos: 1-claras, essas só possuem a função de interjeição dentro da morfologia, ex: ah!; 2-palavra-frase, aqui uma palavra é usada de outra classe é usada como uma interjeição, ex: cuidado!; 3-locução interjetiva, aqui uma frase inteira tem a função de interjeição, ex: cruz credo!
2-A sensação de satisfação de Jon acaba na hora que ele se dá conta que está em casa, isso ocorre devido à presença de borboletas na sua casa que o fizeram pensar estar em um ambiente aberto, como, por exemplo, um parque ao ar livre.
Esse tipo de acontecimentos ocorrem devido ao processamento de nossas lembranças, ao ver determinada coisa e associar com as sensações do ambiente como cheiros, brisas, temperaturas, podemos pensar estar em outros lugares. Somos uma espécie muito sensitiva e nosso cérebro é uma máquina criativa.
3- No segundo quadrinho Jon percebe que existe alguma coisa errada, como nas histórias do Garfield, este é muito trapalhão e não liga de fazer bagunça, todas as suspeitas de Jon recaem sobre o Garfield.
No terceiro quadrinho a expressão facial de Jon entrega que ele já sabe que o Garfiled tinha culpa por aqueles insetos estarem dentro da sala de Jon. Tudo fica muito claro para o leitor quando o gato pensa que quebrou a janela. Nos quadrinhos Garfield é um gato muito inteligente, gordo e trapalhão que faz as maiores loucuras para conseguir comida ou para ajudar seus amigos.
4-Não, o gato (garfield) não mostra um pingo de arrependimento pela em sua fala e em suas expressões faciais, muito pelo contrário, no terceiro quadrinho ele demonstra uma expressão de sarcasmo com sua risada, mostrando que estava achando tudo aquilo engraçado.
O sarcasmo é uma ferramenta de linguagem que tem como objetivo ironizar ou ridiculariza alguém, no quadrinho o sarcasmo foi utilizado para que Garfield fizesse pouco de Jon pois além de ter quebrado a sua janela o gato não esboçou nenhuma culpa ao ver a casa empestada por animais e insetos.
5- No primeiro quadrinho o coelho aparenta estar confortável na sala de Jon, em certo ponto o animal até parece feliz em ver como Jon está gostando da sua sala cheia de outros animais. Quando Jon se toca que aquela é sua sala e está cheia de animais ele se mostra surpreso, nesse momento o coelho presta atenção na reação de Jon voltando os a cabeça e os olhos para ele.
No terceiro quadrinho ao ver que Jon ficou chateado com a presença daqueles animais em sua casa o coelho vai embora. O coelho provavelmente previu que Jon expulsaria os animais dali de alguma forma e não quis ficar lá pra descobrir.
6-Jon usa o pronome pessoal “eles” para se referir aos animais que estão na sua casa. O pronome pessoal é usado para substituir as pessoas do texto, evitando assim a repetição e mantendo a coesão textual, tanto referencial (menciona o que já foi dito) como a sequencial (anuncia o que será dito).
O pronome “ele” é um pronome pessoal do caso reto que é usado para conjugar o verbo na terceira pessoa do singular. Os pronomes do caso reto comumente desempenham função de sujeito nas orações em que estão presentes.
7- A palavra que faz nos faz entender que Jon está em casa é o pronome possessivo “minha” que está flexionado no feminino para concordar com o substantivo sala que vem logo a seguir. Ao falar “minha sala” fica clara a ideia do quadrinho que toda história se passava na casa de Jon, especificamente na sala.
Os pronomes possessivos possuem a importante função de empregar o sentido de posse, aproximação ou familiaridade. Uma dica legal para uma melhor comunicação é que não se usa pronome possessivo para indicar partes do próprio corpo, Ex: As minhas costas doem.
8-Garfield poderia ter usado a terceira pessoa do plural para comunicar o evento a Jon, usando o sujeito indefinido na oração, exemplo, “Jon quebraram a sua janela esses dias”.
9- O verbo quebrar que está conjugado na primeira pessoa do singular “quebrei” indicado que foi o próprio Garfield que quebrou a janela da casa.
Aprenda mais sobre pronomes: https://brainly.com.br/tarefa/20622564
Aprenda mais sobre verbos: https://brainly.com.br/tarefa/4435262
Aprenda mais sobre interjeição: https://brainly.com.br/tarefa/1479857
Aprenda mais sobre Garfield: https://brainly.com.br/tarefa/17907112
Aprenda mais sobre pronome pessoal: https://brainly.com.br/tarefa/20622553