Devido a inúmeros fatores naturais, os europeus estavam cada vez mais
dependentes dos produtos orientais. Com base no que foi estudado,
explique por que as especiarias orientais eram tão desejadas pelos
europeus e aponte suas principais rotas de comercialização na época das
Grandes Navegações.
scrr
Respostas
Resposta:
Porque as especiarias eram esejadas pelos
europeus: As especiarias eram importantes pois conservavam os mantimentos e por esse motivo valiam muito dinheiro. A valorização das especiarias se dava pelo fato de temperar as comidas q na época ñ tinha outra forma de serem conservadas, ficando com gosto de mofo ou outro paladar desagradável.
Rotas: Beneficiados pela ótima localização geográfica, suas embarcações saiam da península da Arábia e navegavam sem problemas pelo Mediterrâneo e pelos mares asiáticos, chegando à África Oriental e ao Extremo Oriente. Os árabes também cultivavam algumas especiarias para serem comercializadas, como o café da Etiópia.
Durante suas expedições, espalharam alguns costumes culturais e gastronômicos por onde passaram. Nessa época, por exemplo, eles levaram a cana-de-açúcar ao Egito e ao restante do norte da África. Além de percorrer caminhos marítimos em busca de especiarias, os árabes viajavam por terra até a China, a Pérsia (atual Irã) e a Indonésia atrás de seus raros produtos.
No século XII, Veneza entrou com força no mercado das especiarias e logo levou seus navios pelo Mar Negro e construiu armazéns pelo Mediterrâneo Oriental. Nesse período, os europeus contavam com os contrabandistas que se lançavam sozinhos para o Oriente Médio para pegar especiarias e conseguir os produtos com preços mais baixos, pois as especiarias já eram indispensáveis na vida dos europeus que as usavam na culinária, na medicina e em ritos religiosos.