Respostas
Resposta:
2.1: aglutinogênio (antígeno) A, aglutinina (anticorpo) anti-B e aglutinogênio (antígeno) B, aglutinina (anticorpo) anti-A
2.2: aglutinogênios=hemácias / aglutininas=plasma sanguíneo
2.3: as pessoas com o sangue do tipo O
2.4 sangue do tipo AB
Explicação:
2.1: o aglutinogênio (antígeno) é uma glicoproteínas presente na superfície de todas as hemácias do sangue e é ele que nos permite determinar o tipo de sangue de uma pessoa. A aglutinina (anticorpo) atua, mais comumente, quando realizamos transfusão de sangue. Caso o sangue doado seja de um tipo diferente do paciente que recebe, o organismo deste reconhece os aglutinogênios das novas hemácias como um corpo estranho, ou seja um antígeno, e inicia a produção de aglutininas, anticorpos do plasma sanguíneo.
2.2: O aglutinogênio por ser uma proteína de diferenciação de hemácias está intimamente ligado a elas, enquanto as aglutininas são produzidas como anticorpos e espalhadas pelo plasma sanguíneo ( da mesma forma que as imunoglobulinas (anticorpos) antivirais e bacterianas estão espalhados pelo organismo pelos vasos sanguíneos no plasma.
2.3: Os doadores de sangue do tipo O não apresentam aglutinogênios sobre a superfície de suas células vermelhas, assim, as aglutininas alheias não contestarão a entrada destas células no organismo, não gerando a rejeição.
2.4: Como o sistema ABO apresenta codominância entre A e B, uma pessoa com o tipo sanguíneo AB, apresenta tanto o aglutinogênio A quanto o B. Os indivíduos AB não produzem aglutinina anti-A ou anti-B (anticorpos), pois possuem ambos os antígenos A e B (aglutinogênios) e o sangue destes iria gerar doenças autoimunes caso tivesse as duas formas de aglutinina.
Já as pessoas com sangue tipo O não possuem aglutinogênios, mas possuem tanto aglutinina anti-A quando aglutinina anti-B.