“É importante se perguntar: ‘por que e como se deu a passagem da mitologia para a filosofia? ’, pois essa pergunta pode ser traduzida em ‘por que e como o ser humano deixou de se contentar com a linguagem mitológica para então desejar uma forma de explicação racional sobre o mundo?”. A mitologia é uma forma de explicar o mundo e o discurso filosófico também. Há ao menos três teorias que explicam o surgimento da filosofia em relação à mitologia. Cite e explique duas.
urgente kk
Respostas
Uma das grandes questões em relação ao nascimento da Filosofia é saber o porquê de seu nascimento e por que ela nasceu especificamente com os gregos. Duas foram as teses levantadas: a do "milagre grego" e a do orientalismo.
A tese do "milagre grego" defenderá que a Filosofia surgiu na Grécia como um verdadeiro milagre, ou seja, que não houve qualquer precedente para o seu surgimento. Considera-se que esse modo de pensar e conceber o mundo e o homem simplesmente apareceu e uma das razões para seu aparecimento é a genialidade dos gregos, em romper com a pensamento mítico para o logos da filosofia.
A tese do orientalismo, dirá que a Filosofia nasceu com as transformações realizadas pelos gregos sobre conhecimentos advindos dos povos orientais, como a agrimensura dos egípcios, a astrologia dos babilônios e outros, superando assim o pensamento mítico.
Atualmente, acredita-se que a Filosofia foi fruto das condições históricas da Grécia que proporcionaram condições favoráveis ao surgimento desse novo modo de pensar. Por isso, alguns estudiosos da Filosofia, se referindo ao nascimento dessa forma de pensamento, dirão que ela é "filha da pólis" e da necessidade da vida política.
A política foi um dos aspectos mais importantes para o nascimento da Filosofia, que tem como uma de suas características a presença do discurso racional, o logos como sustentação, por meio de princípios lógicos, de suas verdades e argumentos.
Bons estudos!