Respostas
Resposta:
foi um movimento artístico ,considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.Isso porque, através da ironia, buscava questionar a arte e, sobretudo, seu contexto histórico, com a ocorrência da Primeira Guerra Mundial.algumas características do movimento dadaísta, a saber:
Rompimento com os modelos tradicionais e clássicos;
Espírito vanguardista e de protesto;
Espontaneidade, improvisação e irreverência artística;
Anarquismo e niilismo;
Busca do caos e desordem;
Teor ilógico e irracional;
Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista;
Aversão à guerra e aos valores burgueses;
Rejeição ao nacionalismo e ao materialismo;
Crítica ao consumismo e ao capitalismo.
Dadaísmo
O que foi o Dadaísmo?
O dadaísmo foi uma vanguarda do século XX, que se opôs à estética, à criação artística. Negava as regras, as imposições e não seguia tradições e valores. Buscava não valorizar o gosto popular. Também chamado de movimento "Dadá" (os artistas dessa tendência inventaram esse termo, que não possuía significado, mas os cíticos da época diziam que representava tudo para os dadaístas.)
Contexto histórico :
Era momento da Primeira Guerra Mundial; na Europa, a situação era caótica, por toda a situação que uma guerra é capaz de causar. Os artistas do Dadaísmo foram amplamente influenciados por todo esse momento de conflito.
A guerra forçou o exílio (ficaram longe do país de origem) dos artistas. Eles foram para a Suíça, por discordarem das providências do país em relação à guerra.
Origem do Dadaísmo:
O dadaísmo começou com “Primeiro Manifesto Dadá”, escrito por Hugo Ball, e o “Manifesto do Senhor Antipirina”, de autoria de Tristan Tzara.
Trecho do manifesto Dadá:
“Dadá é uma nova tendência da arte. [...] Dadá vem do dicionário. É bestialmente simples. Em francês quer dizer "cavalo de pau". Em alemão: "Não me chateies, faz favor, adeus, até à próxima!" Em romeno: "Certamente, claro, tem toda a razão, assim é. Sim, senhor, realmente. Já tratamos disso." E assim por diante. Uma palavra internacional. Apenas uma palavra e uma palavra como movimento. É simplesmente bestial. [...] Ao fazer dela uma tendência da arte, é claro que vamos arranjar complicações. Psicologia Dadá, literatura Dadá, burguesia Dadá e vós, excelentíssimo poeta, que sempre poetastes com palavras, mas nunca a palavra propriamente dita. Guerra mundial Dadá que nunca mais acaba, revolução Dadá que nunca mais começa.”
(trecho do “Primeiro Manifesto Dadá”, de Hugo Ball)
“Dadá é a nossa intensidade: ergue as baionetas sem consequência a cabeça samatral do bebê alemão; Dadá é a vida sem pantufas e paralelas, que é por e contra a unidade e decididamente contra o futuro; sabemos de ciência certa que o nosso cérebro vai transformar-se em almofada confortável, que o nosso antidogmatismo é tão exclusivo como o funcionário, que não somos livres e gritamos liberdade; estrita necessidade sem disciplina e moral e cuspimos na humanidade.”
Características do dadaísmo :
- Fazia oposição a toda e qualquer noção que levasse ao equilíbrio;
- Niilismo( negava fortemente os valores da civilização e na cultura;
- Defendia o absurdo, o que era ilógico e irracional;
- Experimentavam formas novas e diferentes, ousavam nas técnicas.
- Rejeitavam as regras que valorizavam a liberdade total;
- Desprezo pelo subjetivismo e pelo convencionalismo, quebravam as regras;
- Valorização de tudo o que não fosse arte;
- As obras buscavam ir contra o gosto do público.
Para aprender mais, sobre o contexto histórico:
Sobre a Primeira Guerra Mundial: https://brainly.com.br/tarefa/15323791
Outras vanguardas: https://brainly.com.br/tarefa/95322