Respostas
Resposta:
Vários historiadores afirmam que, durante a Idade Média, a Europa poderia ser vista como a periferia do mundo muçulmano. O continente, naquele período, não possuía muitas cidades nem riquezas em quantidade, com uma população numericamente pequena se comparada com a de outras regiões do mundo.
Os muçulmanos não só controlavam as principais rotas do comércio como dominavam o Mar Mediterrâneo. Contavam, ainda, com avançados conhecimentos científicos que fascinaram os europeus e ao longo do tempo influenciaram sua civilização.
Durante a Idade Moderna, ocorreram as viagens marítimas dos "descobrimentos", empreendidas primeiramente por portugueses e espanhóis. Por meio delas, os europeus passaram a conquistar povos e territórios, e a dominar rotas de comércio e de navegação em vários pontos do planeta. Com isso, alguns países europeus começaram a se destacar no cenário mundial.
Assim, a Europa deixava de ser a periferia do mundo islâmico para se tornar um importante centro, que dominava e explorava novas periferias. A América foi uma das regiões periféricas exploradas nesses novo cenário.
Explicação: