• Matéria: ENEM
  • Autor: pamelapamela3685
  • Perguntado 6 anos atrás

(UERJ) Os cães conhecem seus donos pelo cheiro. Isso se deve ao fato de os seres humanos apresentarem, junto à pele, glândulas que produzem e liberam ácidos carboxílicos. A mistura desses ácidos varia de pessoa para pessoa, o que permite a animais de faro bem desenvolvido conseguir discriminá-la. Com o objetivo de testar tal discriminação, um pesquisador elaborou uma mistura de substâncias semelhantes à produzida pelo dono de um cão. Para isso, ele usou substâncias genericamente representadas por: a) RCHO b) RCOOH c) RCH2OH d) RCOOCH3

Respostas

respondido por: annalindadebonpbd7o6
99

Resposta:

R - COOH. letra B

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/10417245#readmore

Explicação:

Os ácidos carboxílicos são compostos químicos orgânicos que apresentam o grupo funcional chamado de carboxila, localizado na extremidade da cadeia. O grupo carboxila é representado dessa maneira:

respondido por: Danas
14

A substância citada é geneticamente representada por:

B) RCOOH

Essa substância é um Ácido carboxílico, uma substância química orgânica que se caracteriza por ser uma ligação dupla com um carbono presente nas extremidades da cadeia carbônica na qual está inserido.

Essa substância pode ser facilmente detectada pelos cães, que são ótimos farejadores.

Agora o que poucas pessoas sabem é que existem raças de cães que são especialistas em usar o olfato, não é qualquer cão que é capaz de usar o olfato de forma tão aguçada.

Cães de caça como os perdigueiros são mais eficientes do cães braquicefálicos por exemplo.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/31106029

Anexos:
Perguntas similares