Respostas
Explicação:

X
Redação Enem
Dicas de Redação
Redação Nota 1000
Temas
A Covid-19 pode influenciar no tema da redação?
Entenda como o atual cenário de Covid-19 pode mobilizar um tema de redação
Por
Patrícia Marinato
-
abril 22, 2020
3163

É fato que, os temas das provas de redação do ENEM nunca são tão evidentes e recentes, mas também não são genéricos. Nesse sentido, o que podemos notar, é que em muitos anos, os temas foram relacionados a desdobramentos de algum episódio ocorrido, e é o que pode acontecer agora em 2020. Pensando nisso o QG elaborou uma matéria sobre possíveis desdobramentos da pandemia de Covid-19, que podem aparecer como tema da redação ENEM. Confira!
Nos últimos meses, devido ao aumento do número de casos da Covid-19 ao redor do mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou que estamos vivendo uma pandemia. Isso fez com que diversos países mudassem seus hábitos e suas rotinas e passassem por um momento de isolamento social, fato que modificou fortemente as dinâmicas sociais, econômicas e políticas. Dessa forma, a situação em que estamos vivendo pode provocar diversos desdobramentos, seja no sistema de saúde, no sistema de educação ou no sistema econômico. Para entendemos melhor quais são esses efeitos, e como eles podem aparecer na redação do ENEM, entrevistamos o professor de Linguagens do QG, Diego Dias.
Em primeiro plano, segundo o professor Diego, podemos dividir os desdobramentos e os possíveis temas em 4 grandes blocos: saúde, sociedade, educação e economia.
SAÚDE
No que se refere ao bloco sobre saúde, o professor levantou os 4 seguintes temas:
Saúde pública: Com o avanço do Coronavírus (Covid-19) no país, ficou muito evidente os desafios que a saúde pública enfrenta. Isso porque o novo vírus atenuou os problemas que a população brasileira já enfrenta há anos e mostrou que a negligência em relação ao sistema de saúde pode se tornar uma bola de neve em meio à crise.

Depressão entre idosos: A pandemia causada pelo Covid-19 obrigou diversos países a modificarem suas rotinas e implementarem um sistema de isolamento social. No entanto, o que podemos observar, segundo o professor Diego Dias, é que a falta de integração dos idosos na sociedade agora mostra seus efeitos. Isso porque a população senil está mais isolada ainda do resto da comunidade, sem receber visitas e sem poder sair de casa, fatores que podem servir como catalisador para quadros depressivos.
Obesidade: De acordo com o professor, com a ascensão do home office nesse período de crise, muitas pessoas não souberam se adaptar a essa nova dinâmica de trabalho. Isso tem como efeito, a obesidade e o sobrepeso, ocasionados pelo descuido com o corpo e com a saúde, já que relaxamos com nossa alimentação e não praticamos exercícios físicos.
Campanhas comunitárias: As campanhas comunitárias são de extrema importância no combate de doenças contagiosas, como sarampo, gripe e H1N1. No entanto, nem todos absorvemos essa prática e a levamos a sério, o que faz com que parte da população negligencie sua saúde e, em um momento de pandemia, não saiba como lidar nem como se prevenir.