Há pouco mais de 100 anos, Ernest Rutherford descobriu que havia dois tipos de radiação, que chamou de α e β. Com relação a essas partículas, podemos afirmar que:
a) as partículas β são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons.
b) as partículas α são constituídas por 2 prótons e 2 elétrons.
c) as partículas β são elétrons emitidos pelo núcleo de um átomo instável.
d) as partículas α são constituídas apenas por 2 prótons.
e) as partículas β são constituídas por 2 elétrons, 2 prótons e 2 nêutrons.
Respostas
Resposta:
Explicação:
De acordo com o Decaimento Beta:
As partículas β são elétrons emitidos pelo núcleo de um átomo instável.
Alternativa c)
Espero ter ajudado! Vida longa e próspera!
Com referência às partículas α e β, podemos dizer que. As partículas β são eletrões emitidos pelo núcleo de um átomo instável.
Correta alternativa C)
Radiação de acordo com Ernest Rutherford
Rutherford descobriu que uma amostra de urânio emite pelo menos dois tipos diferentes de raios: um que é muito facilmente absorvido, que ele chamou raios α (raios, alfa), e outro mais penetrante, que ele chamou raios β (raios, beta).
As partículas β são eletrões, portanto, são carregadas sendo negativamente disparadas a uma velocidade muito alta a partir de um núcleo instável.
Uma partícula beta, ou radiação beta, (β) é um eletrão de alta energia e alta velocidade emitido pelo decaimento radioativo de um núcleo atómico durante o processo de decaimento beta.
As partículas alfa (α) são núcleos completamente ionizados, ou seja, sem uma camada eletrónica correspondente. Esses núcleos são formados por dois protões e dois neutrões. Na falta de eletrões, a sua carga elétrica é positiva.
Saiba mais sobre Rutherford em: https://brainly.com.br/tarefa/1530314
#SPJ3