• Matéria: Administração
  • Autor: jennifersantos57
  • Perguntado 7 anos atrás


Você é um analista contratado para auxiliar no processo de sucessão da administração de uma empresa familiar hoteleira de segunda geração. O momento atual não é bom: a cada semestre, o índice de clientes cai 15% e, internamente, o turnover aumenta a cada ano. Não há uma gestão de pessoas ativa para treinar e acompanhar o desempenho dos funcionários. Seu Armindo, o dono da empresa, conduz o empreendimento de maneira autoritária, sem escutar seus funcionários, nem mesmo o gerente e o subgerente. Ele está preparando a transição da administração para o seu filho, Fernando, que fez faculdade de Administração e quer ser um líder ao invés de gestor.

Respostas

respondido por: zanconer2017
15

Resposta:

Delegar tarefas: a ideia de delegar tarefas em vez de ordenar faz com que a equipe se sinta parte pensante do processo. Além disso, nada melhor do que uma pessoa que está no dia a dia para entender e dar ideias que realmente surtirão efeitos.

Organizar reuniões com as equipes: assim, pode-se ouvir a opinião dos funcionários sobre a estrutura do hotel, a necessidade de adaptações e inovações.

Direcionar o trabalho operacional para a gerência: enquanto Fernando estará cada vez mais focado nas pessoas, ele pode contar com o seu gerente e subgerente para estarem focados nas atividades cotidianas do hotel.

Tratar a equipe com respeito e educação: para um líder, não é somente importante a frequência das conversas, mas a forma como ele trata sua equipe.

Dar feedbacks constantes às equipes: pode ser feito de maneira formal ou informal, com o intuito de acompanhar o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho e a satisfação delas.

Presença constante: a presença constante de Fernando no hotel inspirará seus funcionários. Se necessário for, ele pode marcar cafés ou então conversar informalmente com os funcionários, de forma a conhecê-los e entender suas preocupações e seus relacionamentos com as atividades que estão desenvolvendo. Essas conversas informais podem até ajudar Fernando a criar campanhas de incentivo internas, como forma de estimular seus funcionários em vários quesitos: qualidade no atendimento, assiduidade, pontualidade, relacionamento com os colegas, etc.

Explicação:

Perguntas similares