• Matéria: Geografia
  • Autor: mariafernanda7417
  • Perguntado 7 anos atrás

(alguém me ajuda). “O capitalismo é intrinsecamente instável, mas uma crise tão profunda e danosa quanto a atual era desnecessária: poderia ter sido evitada se o Estado democrático tivesse sido capaz de resistir à desregulação dos mercados financeiros. (…) A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu”.PEREIRA, L. C. B. A crise financeira global e depois: um novo capitalismo? Novos Estudos. n.86, mar. 2010. pp. 51-72.Ao atribuir a responsabilidade pela crise econômica atual do capitalismo à desregulamentação dos mercados pelo Estado, o autor do texto tece uma crítica: *

2 pontos

Nova Ordem Mundial

Ao liberalismo

Ao Neoliberalismo financeiro

Ao Governo Federa

Respostas

respondido por: marquessantosju
41

Resposta:

Ao neoliberalismo financeiro

Explicação:

Quando o autor responsabiliza a desregulação dos mercados pela ausência do Estado democrático, ele critica a ausência de intervenção do Estado sobre a economia, uma das premissas básicas do sistema neoliberal.

respondido por: vanessafonntoura
4

Sobre o texto podemos afirmar que se trata de uma crítica Ao Neoliberalismo financeiro.

No texto o autor faz uma crítica a ausência de uma intervenção do Estado no âmbito econômico. Esse é um dos principais conceitos do sistema neoliberal. Ele discute sobre a desregulação do mercado diante do Estado democracia.

O Neoliberalismo é um conceito que volta seu olhar para o liberalismo clássico que busca pensar uma sociedade que coloca uma mínima intervenção do Estado.

A crítica que se direciona ao neoliberalismo é a que o Estado Forte limita determinadas ações de origem comerciais o que poderiam prejudicar o que podemos chamar de uma liberdade econômica.  

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/35381235

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas similares