29) (UTFPR adaptada EXTERNATO) A relação Sol - Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de Rotação, Translação, Precessão, Ponto de Equilíbrio e outros.
Estes movimentos criam as condições das zonas térmicas se as variações climáticas. Pode-se afirmar sore as consequências destes movimentos:
a) é o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.
b) se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta.
c) o movimento de translação é que determina a duração da luminosidade diária, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o inverno.
d) o movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera as estações do ano.
e) NDA
Respostas
Sobre as consequências dos movimentos de rotação e translação, é correto o que se afirma em: Alternativa B:
- Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta.
O movimento que a Terra realiza num período de 24 horas, é chamado de rotação e serve como referência para a distribuição dos fusos horários, pois determina a ocorrência do dia e a noite.
O movimento de rotação ocorre quando um corpo, como o planeta Terra, gira sobre seu próprio eixo, que permanece estacionário.
Já o movimento de translação se refere ao movimento que a Terra faz ao girar em sua órbita ao redor do sol.
Com o movimento de translação, o eixo da Terra fica inclinado e é a causa das estações ao longo do ano, pois as diferentes partes do planeta que recebem os raios do Sol mudam diretamente.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/30839353