• Matéria: História
  • Autor: davisimoessilva1805
  • Perguntado 7 anos atrás

Nas últimas décadas do século XIX, o Imperio pas-
sou por um processo de enfraquecimento politico e teve sua legitimidade ques-
tionada. Quais foram os principais fatores que conduziram a essa perda de for-ça da Monarquia no Brasil daquele periodo?​

Respostas

respondido por: REBECASSOUZAX
13

Resposta:

primeiro grande motivo para a proclamação da República foi a questão da escravidão. O império estava sendo pressionado por outros países a libertar os negros cativos, e por esse motivo, foi decretando leis que, na prática, não significavam grandes avanços, apenas criavam expectativa para o fim da escravidão. Em 1871, D. Pedro II aprovou a Lei do Ventre Livre, que determinava que todos os escravos nascidos a partir daquela data seriam livres.

Na prática, essa lei não funcionou, pois os escravinhos deveriam ficar nas fazendas até os 8 anos de idade, e depois disso só seriam libertos se pagassem ao dono da fazenda uma indenização, e como quase nunca conseguiam pagar, tinham de trabalhar como escravos até os 21 anos.

Lei dos Sexagenários e Lei Áurea

Em 1885, veio a lei que libertava os escravos com mais de 60 anos de idade. Essa lei praticamente não alterou em nada a história, pois poucos escravos conseguiam atingir essa idade. Além disso, um escravo com mais de 60 anos era prejuízo para o dono, pois já não conseguia trabalhar. Outro motivo que acelerou o processo de abolição foi o grande número de fugas de escravos. Apenas em 1888, a princesa Isabel, governando o Brasil no lugar de seu pai, que estava viajando, assinou a Lei Áurea, no dia 13 de maio, decretando a libertação de todos os escravos.

Explicação:

Perguntas similares