>> Ensaio geográfico
Se observarmos, desde a Antiguidade, sempre existiram nações que dominavam as outras e formavam impérios em nome de seus líderes. Cite três grandes impérios da Antiguidade e explique a
motivações expansionistas
Respostas
Resposta:
1-Império Otomano
Também conhecido como Império Turco, seu território ocupou partes da África, Ásia e Europa, e foi estabelecido definitivamente em meados do século 15, quando Mehmed II conquistou Constantinopla e transformou o sultanato otomano em império.
Como o Estado Otomano era multicultural, uma das preocupações dos governantes era a de crescer economicamente sem afetar de forma muito drástica as atividades comerciais, crenças, tradições e vidas de seus súditos. O Império Otomano persistiu durante mais de 600 anos — mais precisamente, até a sua dissolução em 1923, quando a República da Turquia foi proclamada.
2 – Macedônia Antiga
A Macedônia Antiga existiu entre 808 a.C. e 168 a.C., mas conquistou seu apogeu territorial em apenas 12 anos sob o comando de Alexandre, o Grande, que tinha como objetivo desbravar os mares e chegar até os confins do mundo.
Assim, com esse propósito em mente, o comandante e conquistador mais lendário do mundo antigo conseguiu estender seu império do Mar Jônico — localizado entre a Grécia, Albânia e Itália — até o Himalaia. E fez isso dos 20 anos de idade, quando se tornou rei, até a sua trágica e precoce morte, aos 32 anos.
3 – Império Mongol
Conhecido como o maior império em área contígua da História, o Império Mongol foi fundado por Genghis Khan em 1206 e, sob o seu comandado, chegou a contar com cerca de 33 milhões de quilômetros quadrados em seu apogeu.
O território mongol se estendia desde a península da Coreia até o Danúbio, incluindo algumas das nações mais povoadas e avançadas da época, como o Iraque, Irã, China, assim como países da Ásia Central e da Ásia Menor. Após a morte de Genghis Khan em 1227, o império começou a entrar em declínio e foi dissolvido em 1368.
Explicação:
espero ter ajudado QWQ