No dia 15 de novembro de 1889, um grupo de militares, dos quais se destaca Benjamin Constant (1836-1891), preparam um levante militar. Para liderá-los, escolhem o Marechal Deodoro da Fonseca, principal chefe do exército brasileiro. O texto apresenta algumas considerações que se determinaram para a Proclamação da ''República. O período que se estabeleceu nesse contexto de época é denominado como República da Espada (1889-1894). Posteriormente, os militares “saem” do cenário político para os civis (Latifundiários) organizarem a gestão política do país (1894-1930). Esse contexto histórico ficou conhecido como “República Velha”. A partir desse pressuposto, é possível compreender que nesse breve período da história contemporânea ocorreu “Dominação e Resistência”? Justifique a sua resposta por meio de exemplos. ''
Respostas
Resposta:
Sim
Explicação:
A Primeira República, além de República Velha, é muito conhecida também como República Oligárquica e isso porque esse período ficou marcado pelo predomínio das oligarquias sobre nosso país. As oligarquias eram forças políticas que baseavam o seu poder em suas posses, isto é, na terra (os oligarcas eram, em geral, grandes proprietários de terra).
Essas características são o mandonismo, o clientelismo e o coronelismo. Essas três simbolizam o poder das elites agrárias do país manifestado na posse de terras, além de manifestar o poder dos coronéis sobre as regiões interioranas do Brasil e a troca de interesse, elemento fundamental para a sustentação das oligarquias no poder.
Importante mencionar que a Primeira República foi um período marcado por tensões sociais que resultaram em conflitos por diferentes regiões do Brasil. Aqui podemos citar a Guerra de Canudos, Revolta da Armada, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata etc.