• Matéria: Sociologia
  • Autor: cmariaeduarda999
  • Perguntado 7 anos atrás

Será que ser judeu no inicio do século xx era igual na Alemanha, nos Estados Unidos e no Brasil? e durante a II Guerra Mundial ?

Respostas

respondido por: ProjetoPolímata
18

Oi, tudo bom?

Entenda:

Ser judeu era igual na Alemanha, nos Estados Unidos e no Brasil?

No início do século XX:

Não, a situação dos judeus na Europa era pior do que na América. O antissemitismo sempre foi grande ao longo dos séculos no continente europeu, fazendo com que a aversão aos judeus na Alemanha fosse muito maior do que nos EUA e no Brasil. No Brasil a Constituição de 1891 garantiu a liberdade de culto, o que fez com que dezenas de milhares de judeus, principalmente do Leste Europeu viessem se estabelecer no país.

Durante a II Guerra Mundial:

Também não, o nazismo alemão promoveu um genocídio contra os judeus, conhecido como holocausto (morte de 6 milhões de judeus). Assim, a imigração judaica/refúgio judaico para a América cresceu, principalmente para os Estados Unidos, onde alguns foram no início do conflito e outros conseguiram fugir durante ele. Nos EUA os judeus encontravam liberdade, o que não acontecia na Europa naquele momento de autoritarismo. Já no Brasil, o governo brasileiro da época recusou a vinda de milhares de refugiados judeus para o país.

Estude mais em:

  • Significado de genocídio e o genocídio dos indígenas americanos

https://brainly.com.br/tarefa/22746857

  • Propaganda nazista e sua relação com o antissemitismo

https://brainly.com.br/tarefa/26411092

Bons estudos!

Anexos:

shirone: Ótima resposta! :)
respondido por: tagliettimariana
0

 Não, ser judeu fora do território da Europa era algo considerado mais "leve", pois, as principais pessoas que acatavam a ideia de que os judeus não deviam ser aceitos estavam no território europeu.  

 Durante o começo do século XX muitos judeus foram para os Estados Unidos e para o Brasil em busca de uma melhor condição de vida, onde eles podiam exercer sua liberdade religiosa e viverem sem ser perseguidos. Inclusive, por conta da Constituição do Brasil naquela época, todos tinham livre liberdade para escolher sua religião e seu culto.

 Já na segunda guerra foi basicamente a mesma coisa, no entanto, o Brasil não aceitava refugiados judeus para evitar conflitos com a Alemanha, e a disseminação das ideias antissemitas era muito mais forte e presente na Europa, porém, era bem mais fraca no resto do mundo.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/11928326

Anexos:
Perguntas similares