A Diabetes mellitus é uma doença crônica causada por deficiência herdada ou adquirida na produção de insulina pelo pâncreas. É um grupo de doenças metabólicas caracterizadas, principalmente, pelo aumento excessivo da quantidade de glicose no sangue (hiperglicemia), fato que geralmente ocorre por conta da deficiência na produção de insulina pelo organismo, ou presença em menor quantidade de receptores de glicose nas células do corpo. São classificadas como: Diabetes Mellitus Tipo I (DM1), quando o pâncreas não consegue produzir insulina essencial à sobrevivência, se desenvolve em crianças e adolescentes e a Diabetes Mellitus Tipo II (DM2), resultante da inabilidade do organismo para responder apropriadamente à ação da insulina produzida pelo pâncreas, mais comum em adultos. A saúde oral deve estar inserida no contexto da saúde sistêmica e geral, devido à integração da boca como parte do corpo humano. Portanto, a Diabetes mellitus é uma patologia de extrema importância para a saúde sistêmica e geral dos portadores, devendo esta ser especialmente considerada no planejamento e tratamento odontológico. Um paciente de 8 anos foi ao consultório fazer uma consulta de rotina e seu pai durante a anamnese relatou que seu filho era diabético (Diabetes Mellitus Tipo I (DM1)), fazia acompanhamento com o endocrinologista e utilizava a insulina como tratamento. Como o cirurgião dentista deve proceder durante a anamnese e exame clinico?
Respostas
Resposta: c.
Fazer uma anamnese completa e minuciosa, certificando: o grau do controle da doença pelo paciente ou responsável, ter o contato do médico (endocrinologista), saber de quanto em quanto tempo ele faz o retorno no medico para fazer o controle da doença e qual a medicação usada, se teve algum caso de hipoglicemia e de hospitalização por causa da diabetes, como é a dieta do paciente. No exame intra oral verificar a presença de candidíase, xerostomia (diminuição da saliva) que propicia o aumento do numero de caries, avaliar a mucosa e a língua pois podem ocorrer alterações. E se necessário solicitar um exame de glicemia antes de iniciar o tratamento. Correto
Explicação:
Resposta: Correta é:
Fazer uma anamnese completa e minuciosa, certificando: o grau do controle da doença pelo paciente ou responsável, ter o contato do médico (endocrinologista), saber de quanto em quanto tempo ele faz o retorno no medico para fazer o controle da doença e qual a medicação usada, se teve algum caso de hipoglicemia e de hospitalização por causa da diabetes, como é a dieta do paciente. No exame intra oral verificar a presença de candidíase, xerostomia (diminuição da saliva) que propicia o aumento do numero de caries, avaliar a mucosa e a língua pois podem ocorrer alterações. E se necessário solicitar um exame de glicemia antes de iniciar o tratamento.
Explicação: