Respostas
Resposta:
Nicolau Copérnico propôs uma nova visão sobre o universo, desenvolvendo um modelo matemático sobre o sistema solar afirmando que a Terra, assim como os demais planetas, giravam em torno do Sol, e não o contrário. Tal afirmação desencadeou uma revolução no pensamento do século XVI
Explicação:
O pensamento geral entre os séculos XV e XVI era de cerne extremamente religioso. Seguindo a teoria da criação, Deus teria criado o universo e colocado o homem em uma posição mais importante que as demais criaturas. Como o ser humano era aquilo que o Criador tinha feito de mais importante, era de se esperar que ele ocupasse uma posição de destaque no universo, portanto, o homem deveria estar no centro. Tal senso comum somado à ideia de que a Terra estava parada e era o Sol quem a contornava, firmava o modelo geocêntrico, isto é, que Terra era o centro do universo.
Copérnico afirmava que este complicado modelo geocêntrico seria simplificado se o Sol ocupasse o centro do Sistema Solar e os planetas o orbitassem. Tratava-se do que entendemos hoje como modelo heliocêntrico. O movimento do Sol e das estrelas era aparente, assim, era a Terra que girava ao redor da estrela. Pela primeira vez o homem era tirado de sua posição de destaque na criação.
A igreja, baseando-se em passagens bíblicas, refutou tais argumentos e proibiu a leitura da obra de Copérnico. Muitos astrônomos da época também rejeitaram tais propostas. Apesar de todas as oposições, suas contribuições foram consolidando-se com tempo a partir do surgimento das teorias de Galileu, Kepler e Newton.