Respostas
Resposta:
A MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
A mobilidade urbana é um grande problema no Brasil, pois foi herdado através da mudança do meio de transporte, onde antigamente, eram utilizadas as ferrovias e atualmente as rodovias, aumentando assim o fluxo de caminhões e carros, prejudicando e atrasando o deslocamento das pessoas.
Segundo dados do Observatório das Metrópoles, nos últimos anos, a frota de carros multiplicou-se nas cidades brasileiras. Podemos citar entre outros aspectos que complicam ainda mais a situação: A falta de investimento em infraestrutura e transporte público; e O aumento da concentração de veículos. Com isso, observamos ônibus superlotados e poucas linhas de metrô para atender a necessidade da população, motivando cada vez mais a necessidade e a compra de um automóvel particular.
Devido ao descaso e monopólio no transporte púbico, o automóvel passa a ser uma necessidade individual e indispensável, pois facilita o acesso das pessoas ao seu destino.
Contudo, a meu ver, para a solução deste problema, é necessário acabar com este monopólio e, aumentar a malha ferroviária das linhas de metrô e trens urbanos, dessa forma iria desafogar o fluxo de automóveis nas estradas, logo, com um transporte público de qualidade, as pessoas migrariam para esse tipo de transporte.
Explicação: