Respostas
A Queda da Bastilha ou Tomada da Bastilha foi a derrubada da prisão-fortaleza Bastilha, pelo povo de Paris, em 14 de julho de 1789.
Esta prisão simbolizava o absolutismo e arbitrariedade da justiça francesa. Sua queda se transformou num marco para o processo revolucionário francês.
A data de 14 de julho é comemorada como feriado nacional na França.
Causas da Queda da Bastilha
Queda da Bastilha
Gravura mostrando a Toma da Bastilha e a detenção do diretor Marquês de Launay
As causas que levaram à queda da Bastilha possuem raízes socioeconômicas.
O Terceiro Estado (composto pela burguesia e o povo em geral) era marginalizado. Apesar de deterem o poder econômico, não possuíam a representatividade política equivalente em comparação ao Primeiro Estado (Clero) e o Segundo Estado (Nobreza). Esses dois últimos tinham múltiplos privilégios, como várias isenções de impostos.
Além disso, a França enfrentava problemas econômicos agravados pela participação francesa na guerra de Independência dos Estados Unidos. Somem-se a isso certas medidas impopulares, como o aumento do preço do pão.
Isso gerou uma reação em cadeia por toda a França, fazendo surgir um movimento popular organizado e armado, composto pela camada popular urbana.
Também no campo havia um grupo numeroso de descontentes que se caracterizava pela radicalização revolucionária. Tudo isso levou a população de Paris a se revoltar e a invadir a Bastilha.
espero ter ajudado^-^
Resposta:
A Bastilha, outrora utilizada como prisão para criminosos de estado nos tempos do antigo regime (monarquia), era uma fortaleza considerada impenetrável e símbolo do "poder absoluto" e do "despotismo."
Sua queda representava, na época, na visão dos revolucionários, a queda da própria monarquia.
explicação:
Sua tomada teve significado simbólico, pois que no reinado de Louis XVI ela sequer era utilizada direito (e o próprio rei já tinha apresentado projetos para derrubá-la, e em seu lugar erguer um novo monumento)