Considerando a crise migratória na Europa Ocidental e as medidas restritivas impostas por diversos países aos imigrantes oriundos majoritariamente da África, Oriente Médio e da Ásia, elabore um comentário sobre esse contexto. Em seguida, apresente 2 argumentos que motivaram a ida dessas pessoas para o continente europeu e 2 argumentos dos países para restringir e/ou impedir a entrada e permanência em seus países.
Respostas
Resposta:
Explicação :
A Europa enfrenta hoje uma crise migratória causada pela propagação de diversos conflitos no norte da África, Oriente Médio, Europa e Ásia.
Enquanto alguns países buscam atrair mais imigrantes para seu território, outros tentam evitar a entrada de novas pessoas.
Por isso surgiu algunas medidas protetivas.
Algumas justificativas que os países apresentam ao adotar políticas migratórias mais fechadas à entrada de imigrantes são:
o aumento de gastos com serviços públicos para a nova população;
a possibilidade de que os serviços sejam precarizados para a população local, por haver maior número de pessoas a atender;
a possibilidade de que os imigrantes tomem vagas de emprego que antes seriam destinadas à população nacional;
o medo de atentados terroristas
A crise migratória na Europa Ocidental se intensifica a partir de 2010, especialmente causada pelos conflitos internos que tomaram forma em países como Síria.
Esse movimento desperta a atenção das autoridades e governantes europeus devido às motivações religiosas e extremistas que levam essas pessoas a empreender as perigosas viagens por mar e terra.
Crise migratória na Europa Ocidental
Essa crise é uma emergência humanitária, pois as pessoas que deixam seus países devem ser acolhidas de algum modo, enquanto os países que as recepcionam podem apresentar os mais variados motivos para recusar seu acolhimento.
Argumentos que motivaram a ida dessas pessoas para o continente europeu:
- Crises sociais, políticas e econômicas, a exemplo da Síria;
- Extremismo religioso em nações africanas e asiáticas.
Argumentos dos países para restringir e/ou impedir a entrada e permanência em seus países:
- Não há trabalho, educação e saúde suficiente para atender todas as pessoas;
- Receio da ocorrência de conflitos internos e extremismos no continente europeu.
Aprenda mais sobre a crise migratória na Europa Ocidental: brainly.com.br/tarefa/28697423
#SPJ2