• Matéria: História
  • Autor: analuoliveira019
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto a seguir e responda às questões.



“Em 1749, Diderot ficou preso por aproximadamente três meses, sob a justificativa de que sua publicação Carta sobre os cegos para o uso dos que enxergam era ofensiva às autoridades francesas. Um grupo de livreiros reagiu alegando que a prisão acarretaria prejuízos aos que participavam do financiamento de um projeto que tinha Diderot à frente. O pensador foi solto e o projeto, a Enciclopédia, foi lançado em 1751.

Diderot, depois dessa história, não se livrou de problemas em função de seus escritos. Sob a justificativa de representar uma ameaça à ordem pública, pedidos de apreensão e até de destruição da Enciclopédia foram dirigidos ao rei e ao Parlamento. Em 1759, ela foi incluída no Índex, lista de obras proibidas pela Igreja Católica.

Entre os que defendiam a apreensão e até a queima dos livros e os que clamavam por bom senso e tolerância, a Enciclopédia conseguiu sobreviver e foi concluída em 1772.


a) Considerando o contexto da época, que argumentos poderiam ser utilizados para defender a destruição ou a preservação da Enciclopédia?

b) Qual teria sido o objetivo da Igreja Católica ao inserir a Enciclopédia no Índex?


2. a) Quais as principais críticas ao mercantilismo elaboradas pelos economistas do liberalismo?

b) É correto afirmar que os adeptos do liberalismo econômico negam a necessidade e a própria existência do Estado?

c) Explique por que e como o liberalismo econômico agradava à burguesia do século XVIII.

Respostas

respondido por: RafaCarvalho18
2

Resposta:

a) Ela não respeitava a propriedade intelectual e colaborava para a disseminação de uma ideologia política que ameaçava a ordem social então vigente.

b) Proibir quaisquer conhecimentos iluministas que poderiam influenciar a mente das pessoas que viviam no Antigo Regime.

respondido por: anonimus1532106
0

Resposta:

a) A proposta de destruição da Encyclopédia poderia ser defendida em nome da preservação e valorização da razão teológica, da ordem e dos valores típicos do Antigo Regime, em especial, do absolutismo. Já a preservação e difusão da Encyclopédia poderia ser defendida em nome da valorização da razão e do desejo de difusão do conhecimento científico.

b) Impedir a publicação da Encyclopédia e a propagação das ideias iluministas, que questionavam ou ameaçavam a Igreja católica. Pode-se concluir que ela não conseguiu impedir a publicação da Encyclopédia, já que 35 volumes dela foram publicados. Mas, ao mesmo tempo, apesar de sofrer abalos, ser questionada, a Igreja católica manteve boa parte de seu poder, sendo uma instituição até hoje respeitada.

Espero ter ajudado:)

Bons estudos;)

Perguntas similares