Faça uma breve pesquisa sobre etnocentrismo e destaque suas principais ideias em texto curto de 12 linhas!
Respostas
Resposta:
O etnocentrismo ocorre por que nossa compreensão do que seria a existência, dificultando nossa capacidade de perceber a diferença como algo "normal".Na melhor das hipóteses, o etnocêntrico irá considerar sua cultura como natural em relação às outras, tidas por ele como "anormais" e "absurdas".
Assim, o pensamento etnocêntrico torna-se um perigo quando inculca ideias de superioridade racial e cultural. Isso porque ele coloca um grupo étnico no centro de tudo, limitando ou impedindo qualquer outra possibilidade de existência.
A partir disso, o etnocentrismo é matéria de reforço para figurações negativas do "outro" enquanto forma de manutenção do status quo.
Explicação:
Ou seja o etnocentrismo coloca a sua ideia assina de tudo. Um exemplos de etnocentrismo e o
nazismo era a ideologia alemã pregada por Adolf Hitler, que defendia a superioridade da "raça ariana". Segundo essa ideologia, os povos germânicos eram uma raça pura e superior, e todas as outras "raças" eram inferiores. ... Outro exemplo de etnocentrismo foi a colonização europeia nas Américas.
O Etnocentrismo é um termo utilizado para caracterizar uma cultura que se mostra mais importante do que as outras existentes.
Partindo deste ponto de vista, o indivíduo passa a acreditar que os seus hábitos, costumes e valores possuem mais relevância do que as outras culturas espalhadas pelo planeta.
Dentre as ideias mais conhecidas do Etnocentrismo, podemos destacar:
superioridade racial - na prática, uma raça passa a se achar superior a outra. No entanto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos invalida (ou torna inútil) tal pensamento de superioridade.
estereótipo - o que envolve uma visão sempre negativa de todas as outras culturas pelo mundo.
Cuide-se bem!